Latarias de carros e fuselagens de aviões mais próximas de virarem baterias

Latarias de carros e fuselagens de aviões mais próximas de virarem baterias

A ideia de transformar as latarias dos carros e as fuselagens dos aviões em baterias não é uma novidade. Várias versões dessas baterias estruturais têm sido apresentadas ao longo dos anos, as mais recentes incorporando os elementos de armazenamento de eletricidade em fibras de carbono. Agora, uma equipe da Universidade Chalmers de Tecnologia, na Suécia, que já trabalha na área há alguns anos, apresentou uma nova versão de bateria estrutural que apresentou um desempenho 10 vezes melhor do que todas as versões anteriores.
Bateria em fibra de carbono
O truque foi usar as fibras de carbono simultaneamente como eletrodos, condutores e material de carregamento da energia. A nova bateria tem um eletrodo negativo feito de fibra de carbono e um eletrodo positivo feito de uma folha de alumínio revestida com fosfato de ferro e lítio. Ambos são separados por um tecido de fibra de vidro, em uma matriz eletrolítica. O protótipo tem uma densidade de energia de 24 Wh/kg, o que significa aproximadamente 20% da capacidade em comparação com as baterias de íons de lítio atualmente disponíveis. Contudo, como o peso dos veículos será muito reduzido - as baterias estarão na própria estrutura do carro -, será necessário menos energia para impulsionar um carro elétrico, por exemplo. E, com uma rigidez de 25 GPa, a bateria estrutural pode realmente competir com muitos outros materiais de construção comumente usados na tecnologia automotiva. Fonte:https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transformacao-latarias-carros-fuselagens-avioes-baterias&id=020115210323#.YGspEK9KjIV

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